Problemática: como enfrentar as alterações climáticas no concelho de Oeiras? As alterações na regularidade do sistema climático têm impactos inevitáveis no território e no modo de vida dos seus habitantes, cujas consequências maiores ainda são desconhecidas. Para fazer face aos cenários climáticos futuros, há três possíveis modos de atuação: mitigar, adaptar e relocalizar. Mitigar significa atenuar os impactes e os riscos possíveis. Adaptar implica acomodar-se ou ambientar-se ao cenário das alterações climáticas numa perspetiva resiliente, i.e., com a capacidade de superar e recuperar perante as adversidades ou catástrofes. Relocalizar pressupõe o abandono das zonas de risco em favor de outras áreas mais seguras.
Objetivo: face à problemática das alterações climáticas e suas consequências pretende-se fomentar a realização de projetos que poderão contribuir para a concretização de algumas das medidas de adaptação apontadas pelos estudos de caraterização e diagnóstico das vulnerabilidades atuais e futuras do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAACO).
Dados: estudos de caraterização do PMAACO, Cartografia Topográfica, Ortofotomapas, Dados LiDAR, Estudo Hidrológico e Hidráulico, estudos do PDM, Planimetria, outros.